quinta-feira, 26 de março de 2009

Carteira de Identidade Profissional – vantagens ao Contabilista

A nova Carteira de Identidade Profissional, expedida pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade), pode substituir, em todo o território nacional, o Documento de Identidade (RG) por ter, além de fotografia e impressão digital, todos os dados necessários.

O grande intuito desta inovação é a adequação à Era Digital. As vantagens ao Contabilista que utiliza esse documento são inúmeras. Feita de policarbonato, material resistente, tem duração média de 10 anos. O chip criptográfico de 32 kb nela afixado permite autenticar digitalmente documentos e acessar, de forma rápida e segura, processos eletrônicos de órgãos públicos em todos os níveis.

Veja, abaixo, alguns dos serviços possíveis com a Carteira de Identidade Profissional:
- Recursos eletrônicos na delegacia da Receita Federal;
- Petições eletrônicas dos Peritos Judiciais nas varas do Trabalho e do TRT (Tribunal Regional do Trabalho);
- Registros eletrônicos dos Livros Mercantis nas Juntas Comerciais;
- Obtenção de certidões e cópias de Darfs recolhidos;
- Obtenção de declarações entregues como DIPJ, IRPF e DCTF;
- Agendamento eletrônico do atendimento em órgãos públicos.

Além das vantagens já estabelecidas, algumas outras devem vir futuramente, como é o caso da assinatura de balanços e a Homolognet (sistema virtual que realiza o cálculo da rescisão do contrato de trabalho e elabora o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho do empregado).

Mesmo com todos os benefícios, ainda é pequeno o número de profissionais da Contabilidade que requisitaram a nova Carteira de Identidade Profissional. No estado de São Paulo, dos mais de 112 mil Contabilistas registrados ao CRC SP, apenas 15.240 retiraram o documento.

Como obter – Basta comparecer à sede do CRC SP ou clicar aqui, imprimir uma guia e pagar o valor de R$ 35,00. Feito isso, é só dirigir-se ao CRC SP com uma foto 3x4 recente (clique aqui para obter orientações sobre a fotografia), a guia paga e um documento que comprove os dados pessoais. No CRC SP será coletada a impressão digital e assinatura do profissional. A nova carteira será entregue em aproximadamente 30 dias no CRC SP.

CRC SP
Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis – São Paulo (ao lado do metrô Marechal Deodoro)
Tel.: 11 3824.5433
Fonte: CRC SP

Nenhum comentário: